FAZER O TESTE DE HIV CERTO

visp-woman-child

Os anticorpos evitam o desenvolvimento de infecções. A maioria das vacinas levam a que o organismo produza anticorpos. Se receber uma vacina contra o HIV, o seu organismo pode produzir anticorpos contra o vírus. Os testes de HIV convencionais procuram anticorpos contra o HIV como sinal de infecção. Por esta razão, o seu teste de HIV pode dar um resultado positivo mesmo que não esteja infectado(a) pelo HIV. A isto dá-se o nome de resultado seropositivo induzido por vacina ou VISP (do inglês Vaccine-Induced Seropositive). Isto é também chamado de seroreactividade induzida por vacina ou VISR (do inglês Vaccine-Induced Seroreactive).


Perguntas Frequentes sobre VISP

Onde posso fazer o teste de HIV certo?

Pode fazer o teste de HIV certo no centro de investigação de forma gratuita. Quando já não estiver a participar no estudo, pode continuar a ir ao seu centro de investigação para solicitar um teste de HIV. Se já não morar perto do seu centro de investigação, o Serviço de Testes VISP da HVTN pode ajudá-lo(a) a fazer um teste de HIV na sua área. O teste é gratuito.

Fazer o teste certo vai evitar um diagnóstico de HIV incorrecto. O seu centro de investigação ou o Serviço de Testes VISP podem fornecer-lhe o teste certo.

Por que razão é que os testes de HIV convencionais não procuram directamente o HIV?

Os testes de HIV convencionais que procuram anticorpos são rápidos, fiáveis e acessíveis. Os testes que procuram o vírus são caros e não são normalmente usados em teste de diagnóstico inicial.

O que é a “opção de exclusão” de testes de HIV?

A “opção de exclusão” de testes de HIV significa que é possível realizar testes de HIV de forma sistemática, a menos que um paciente se recuse a fazer o teste. Para mais informação sobre as recomendações do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (Center for Disease Control – CDC) no âmbito de testes de HIV nos EUA, consultar:
http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5514a1.htm.

Para informação específica de cada estado (EUA), consultar:
http://www.nccc.ucsf.edu/consultation_library/state_hiv_testing_laws/

Para outras informações sobre as orientações relativas a testes de HIV no seu país, consultar:
http://www.who.int/hiv/pub/national_guidelines/en/.      

O que é que a “opção de exclusão” de testes significa para mim?    

Deve informar o seu prestador de cuidados de saúde sobre a sua participação num estudo de vacina contra o HIV e recusar fazer o teste de HIV. Mesmo que o seu prestador de cuidados de saúde não mencione o teste de HIV, não se esqueça de lhe dizer que não quer ser testado(a) porque está (ou esteve) a participar num estudo de vacina contra o HIV.

Como posso explicar esta situação ao meu prestador de cuidados de saúde?

Ninguém pode forçá-lo(a) a fazer um teste de HIV, por qualquer motivo.

  • Se alguém lhe pedir para fazer um teste de HIV ou uma colheita de sangue, deve informar essa pessoa de que participa (ou participou) num estudo de vacina contra o HIV e que deve fazer todos os seus testes de HIV no centro de investigação.
  • Explique que ser testado(a) fora do seu centro de investigação ou do Serviço de Testes VISP da HVTN pode resultar num diagnóstico incorrecto de infecção pelo HIV.
  • Dê a informação de contacto do coordenador do estudo ao seu prestador de cuidados. Peça ao prestador de cuidados para contactar directamente o centro de investigação ou o Serviço de Testes VISP da HVTN (número gratuito nos EUA: 1-800-327-2932).
  • Se for necessário, simplesmente diga “não” ao teste de HIV, e depois peça ajuda ao centro de investigação ou à Rede de Ensaios Clínicos da Vacina contra o HIV (HIV Vaccine Trials Network). Teremos todo o prazer em trabalhar consigo para ajudar a resolver a sua situação.

Qual é a duração da VISP?

Se teve um resultado de VISP positivo, os anticorpos podem desaparecer rapidamente ou permanecer durante vários anos. Em alguns casos, os participantes continuam a apresentar resultados de VISP positivos durante mais de 20 anos.

A VISP pode ser transmitida de uma pessoa para outra?

  • Na maioria dos casos não. Se teve um resultado de VISP positivo, não pode transmitir os anticorpos para outra pessoa através de um beijo ou contacto sexual.
  • Se estiver grávida, achamos que pode haver a possibilidade de passar os anticorpos da vacina para o seu bebé. Embora tal não tenha sido demonstrado em estudos de vacinas contra o HIV, sabemos que acontece com outras vacinas, tal como a vacina do tétano. Os anticorpos de vacinas que as mães passam para os seus bebés são temporários e desaparecem ao longo do tempo, e não são prejudiciais para o bebé. A HVTN pode providenciar-lhe, a si e ao seu bebé, testes de HIV rigorosos gratuitamente durante o tempo que for necessário.
  • Se quiser doar sangue ou órgãos, o centro de doações irá fazer um rastreio com um teste de anticorpos contra o HIV. Se tiver um resultado positivo para anticorpos anti-HIV pode ser impedido(a) de doar um órgão. Também pode ser impedido(a) permanentemente de doar sangue, mesmo que não esteja infectado(a) com o HIV.    

Como posso ser afectado(a) por um resultado de VISP positivo?

  • Se alguém acreditar que está infectado(a) pelo HIV, poderá enfrentar discriminação e/ou outros problemas. Por exemplo, pode ter problemas em receber assistência médica ou dentária, a tentar obter um emprego, seguro, visto de viagem, ou ainda para entrar no serviço militar. Pode não ter permissão para doar sangue ou outros órgãos. Se estiver grávida, pode ter de explicar a sua situação para evitar receber qualquer tratamento para o HIV durante a gravidez ou parto.
  • Se está a planear adquirir um seguro, procurar emprego ou aderir ao serviço militar, informe de imediato o seu centro do investigação. A seguradora, empregador ou entidade militar poderão não aceitar os resultados do teste de HIV da HVTN. No entanto, a HVTN pode colaborar com esses entidades para assegurar a realização do teste correcto que irá indicar a sua situação real em termos de HIV.

O que acontece se eu me mudar para longe do centro de investigação onde participei num estudo de vacina contra o HIV?

No caso de participantes nos EUA, contacte o Serviço de Testes VISP da HVTN no número 1-800-327-2932 durante o horário de expediente (fuso horário do Pacífico). Para participantes fora dos EUA, contacte o seu centro de investigação e eles podem ajudá-lo(a) com o teste de HIV. Se não conseguir contactar ninguém no seu centro, envie um e-mail para vtn.core.vispcounselor@hvtn.org a solicitar um teste.

O Serviço de Testes VISP da HVTN providencia testes de HIV para participantes que receberam uma vacina experimental contra o HIV num ensaio de vacina para prevenção do HIV financiado pela Divisão de SIDA (Division of AIDS – DAIDS) dos Institutos Nacionais de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA (National Institutes of Allergy and Infectious Diseases – NIAID) que já não podem ser testados no seu centro de estudo.  

A minha informação vai permanecer confidencial?

Sim. Todas as suas informações serão guardadas numa base de dados informática segura protegida por palavra-passe com acesso limitado. O acesso à sua informação será limitado aos conselheiros VISP da HVTN. Nenhuma informação de carácter pessoal relativa aos testes será divulgada a terceiros sem o seu consentimento por escrito, excepto quando exigido por lei.

Quanto tempo demora a divulgação dos resultados pelo Serviço de Testes VISP da HVTN?

Cerca de 2 semanas. 

Sou elegível para o Serviço de Testes VISP da HVTN?

SIM:

  • Se participou num estudo de vacina de prevenção do HIV da Rede de Ensaios Clínicos da Vacina contra o HIV (HVTN), do Grupo de Avaliação da Vacina contra a SIDA (AIDS Vaccine Evaluation Group – AVEG), ou da Rede de Ensaios de Prevenção do HIV (HIV Network for Prevention Trials – HIVNET), E
  • Se recebeu uma vacina contra o HIV*, E
  • Se está disposto(a) a dar o seu consentimento para uma colheita de sangue e teste de HIV.

NÃO:

  • Se tem uma infecção pelo HIV confirmada, OU
  • Se está actualmente a participar num Ensaio de Vacina contra o HIV,** OU
  • Se recebeu um placebo numa participação anterior.

* Se não tem a certeza de que recebeu uma vacina contra o HIV, contacte o Serviço de Testes VISP da HVTN (1-800-327-2932).

**Se está a participar actualmente num ensaio de vacina contra o HIV, o teste será providenciado pelo seu centro de investigação. Se por qualquer razão não puder ser testado(a) no seu centro de investigação, pode contactar o seu centro ou o Serviço de Testes VISP da HVTN (número grátis nos EUA: 1-800-327-2932).

E se eu viver fora dos EUA? Vou ter acesso ao Serviço de Testes VISP da HVTN?

O Serviço de Testes VISP da HVTN é aberto nos Estados Unidos. A expansão do serviço de testes para a África Austral está a decorrer. Para localizações fora dos EUA, entre em contacto com o seu centro de investigação ao envie um e-mail para vtn.core.vispcounselor@hvtn.org a solicitar um teste.

Para mais informação sobre como fazer o teste de HIV certo

Contactar o seu coordenador de estudo no centro de investigação de vacinas contra o HIV ou o Serviço de Testes VISP da HVTN no número (grátis nos EUA) 1-800-327-2932.